terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O Dia de Obama

Hoje está convencionado!!! É o Dia Internacional de Obama. Deviam decretar feriado mundial. Como o primeiro dia do ano!!!! Os USA (e abusa, bricadeirinha!!!) conseguiram superar suas diferenças. Ainda que alguns conterrâneos de Obama estejam gastando suas energias para eliminá-lo em função da cor de sua pele, e sinceramente deve tirar o sono de muitos agentes da CIA e do FBI, ele conquistou a simpatia de quase toda população terrestre, pelo menos da população ocidental, e para mim, filha e neta de antiamericanos, tenho total simpatia por este que ficou convencionado o "homem da mudança". Começo até a gostar dos americanos e considerá-los pacíficos.

Mas em tudo isso, o que mais me emociona é a festa popular. O valor que esta gente dá para um evento como este. Não só por ser o Obama, mas assim como o 4 de julho, as posses presidenciais têm um significado especial. E nós brasileiros, somos capazes de defender nosso chão, por ser simplesmente o lugar onde vivemos? Sinto muita falta deste patriotismo ao qual éramos submetidos durante a ditadura. Isto não é ditadura, é apenas o amor incondicional que temos pela nossa Pátria. Este amor é que remete o respeito às instituições e toma também como Pátria seu povo, zelando pelo seu bem estar.

Aí, alguém dirá para mim que o patriotismo brasileiro se manifesta na copa do mundo, ou culturamente no carnaval. Mas estes são apenas frutos de nossa terra e se estes frutos são grandiosos, imaginem o que poderíamos fazer e o que seríamos se zelássemos mais pelos nossos Símbolos Nacionais, pelas nossas datas nacionais. Como trabalho em escola, posso perceber o quanto estes ritos estão esquecidos, principalmente pelos jovens. E, quando, durante a Semana da Pátria me esforço para hastear a Bandeira e entoar o Hino Nacional sou alvo de piadinhas ou desconsiderada em meus esforços.

Eu invejo os americanos neste quesito, tenho de admitir, e mais invejo ainda porque muito do glamour das festas patrióticas americanas não é organizado pelo protocolo militar ou coisa parecida, mas é organizado por entidades civis, pois todos têm orgulho de sua Pátria.

Boa sorte, Obama!
Brasileiros, tenham orgulho de sê-lo!!!

Um comentário:

  1. Oi, miga! Parabéns plo novo blog. O layout está muito legal. Um blog é, como falo, mais que diário virtual, um jornal, um ambiente de reflexão consigo e com o mundo.
    Quanto a Era Obama, concodo contigo! E um bom sinal é a frase emblemática de seu primerio discurso: "O mundo mudou e precisamos mudar com ele". Essa consciência de mudança é fundamental para superar não só a crise mas os desafios. Se ele conseguir mudar lá, o mundo interior acompanha a mudança. Vida longa a Obama e às suas idéias e ideais. Como na política sou meio cético, prefiro ser por enquanto meio São Tomé, aguardar que as boas intenções se transformem em grandes ações. Já quere fechar Guantánamo é um bom sinal, apesar das outras prisões secretas mundo afora tb. mas tudo tem o seu tempo!
    Adorei a foto do pôr-do-sol!!! Vida longa também a esse blog. Um abração, do amigo Zé.

    ResponderExcluir