terça-feira, 19 de maio de 2009

A História do aflihado de Odorico

INSTRUÇÕES DE LEITURA PARA ANACÉFALOS E OUTROS AFILHADOS DE ODORICO:
ODORICO É UM PERSONAGEM DE JORGE AMADO, NO ROMANCE O "BEM AMADO" QUEM SOUBER LER QUE O FAÇA, A NOVELA JÁ PASSOU FAZ TEMPO, DAÍ NÃO TEM CHANCE DE PASSAR NEM NO "VALE A PENA..." 

Quando lerem o livro, qualquer semelhança não é mera coincidência, o Jorge conhecia muito bem a política brasileira...

PERSONAGEM E ESPAÇO É DO JORGE, MAS A HISTÓRIA ABAIXO, É MINHA

CUIDADO, A IDENTIFICAÇÃO PODE SER INSTANTÂNEA, MAS EU "NÃO ESTOU SENDO IRÔNICA..."

Odorico Paraguaçú antes de ser prefeito de Sucupira foi vereador.  Odorico, obviamente sempre teve muitos afilhados.  Graças à eles elegeu-se, devia muitos favores.  Odorico dava jeito pra todo mundo, que gostasse dele, evidente. 

Certo dia afilhado de Odorico, Tenório, cansado de sua vida inútil decidiu que era hora de trabalhar. Pediu  pro Odorico:
  
- Ó Padrinho!  Não precisa muito, não!! Mas também não quero me cansar!
Odorico deu emprego pra Tenório.  Tenório não gostou muito não, mas gostar, gostar,  não ia gostar de nenhum tipo de serviço, mas como precisava de uns trocados, teve de aceitar.

Ténório achou um jeito de trabalhar menos, chegava no serviço, botava o casaco na cadeira, assinava o ponto, e fugia. Quando ficava no seviço, nunca sabia de nada, passava o serviço  pra outro, vivia se queixando e dizia que era amigo do "homem", que era seu afilhado.  Por isso ninguém se queixava dele, até porque igual o Tenório, haviam outros, aí se alguém se queixasse, podia se dar mal.

Tenório ia levando a vida até que decidiu que queria um outro serviço, onde ia ganhar mais, mas havia uma pessoa trabalhando ali, e era concursada.  Odorico dizia:

-Não posso afilhado, ali não vai dar pra mexer!

-Pode sim, padrinho, lembra dos sacolões que eu distribuí nas eleições!!!

Então, Odorico trocou o funcionário concursado de posto e Tenório ocupou seu lugar.  Parece que ele agora é o novo médico do posto, mas só atende casos de bicho de pé e unha encravada.  Pra não dar na cara ele resolveu voltar a estudar, até vai fazer as provas do EJA neste ano, do Ensino Fundamental, assim não ficam falando...


2 comentários:

  1. Lilian... esse texto foi escrito pro Norte??? ou mais precisamente pro CAIC, onde hj um convocado tem mais direito que o concursado???!!! Bah, o Jorge Amado era vidente!!!!! BJO

    ResponderExcluir
  2. As identificações instantâneas podem ocorrer de diversas formas, porém, eu disse e repito, "não estou sendo irônica" Hehehe!!!BJS

    ResponderExcluir